Oii amores! Tudo bom?

Recebi um comentário da Thalyta no Instagram sobre os mockups que uso pra divulgar alguns dos meus designs ou posts do blog por lá. Foi a melhor deixa possível pra eu escrever este post aqui, que já estava na minha lista de pautas para este mês! 🦋😇 Muito obrigada, Tha!

O tipo de design que ela se refere é este aqui, e o comentário também foi nesse post 🙂

Vocês devem ter notado, principalmente se forem designers ou aspirantes a designers, que esse tipo de composição tem feito super sucesso recentemente. É bem bonito e pode ser usado por qualquer um, mesmo porque o que interessa é o conteúdo sendo exibido ali dentro.

💡Na minha opinião, as apresentações nesse tipo de design viraram tendência por dar um toque mais humano à imagem. Ou seja, as pessoas gostam de ver fotos, em vez de designs gerados via computação gráfica. Os mockups com efeitos de luz e sombra simulam fotos de uma parede, uma mesa, uma bancada… Chama mais a atenção e cria mais conexão humana. E isso tem muito valor especialmente nas redes sociais! Concordam?

Vários sites tipo o meu disponibilizam esse mockups pra download, daí é só baixar, editar e trocar o conteúdo. No Mockup World por exemplo tem alguns bem bacanas! Eu acabo preferindo fazer os meus porque é muito fácil, e consigo seguir meu estilo à risca. Além de eu achar uma delícia fazer ahaha! 💖👩🏽‍💻💖

A verdade é que, apesar de parecer algo avançado, não tem nada de complicado nesse tipo de design. É muito fácil fazer! Mas tem que saber os segredinhos…

Aqui embaixo está o passo a passo desse design acima. Daí você personaliza da forma que combinar mais com o objetivo do design que estiver criando, tá?

Primeiro um vídeo de gravação de tela, e depois a descrição:


O essencial

Software: Photoshop no computador. Eu não conheço nenhum app ou outro software que daria pra fazer algo do tipo. E é recomendável ter uma noção pelo menos básica do PS, tá?

Os elementos que você vai precisar:
🖌 um fundo com textura (dá pra baixar grátis, fotografar ou fazer no Photoshop facinho)
🖌 um conteúdo principal com efeito sombreado – que é a razão do seu design, o que você está querendo divulgar
🖌 uma sombra sobreposta (também dá pra baixar ou fazer)

Extras que podem ser interessantes:
algo pra “fixar” o conteúdo na parede ou superfície, como durex, alfinete, clips…
objetos diversos sobrepostos


Passo a passo:

1 Escolha um fundo que combine com o estilo que você quer seguir. Dá pra pegar no Unsplash, tem muita opcão bacana lá. Busque por “background” ou “texture”. Aqui no blog fiz um post com uma seleção legal de texturas de mármore que vocês vão amaaar. E tem um com texturas de papel também!

Se preferir fazer você mesmo a textura, é só criar um retângulo na cor da sua escolha, depois ir em Filtro / Ruído, e acrescentar um tiquinho de granulado.

Fundo escolhido!

2. Importe ou arraste pro projeto o seu conteúdo. Pode ser uma foto, um design que você criou, ou até mesmo várias imagens, como o exemplo do meu post que comentei lá no início. Se preferir, digite um texto legal, também. Se for esse o caso, é recomendável colocar um retângulo por trás, pra dar a impressão de ser um papel. Mas aqui você pode soltar bem a imaginação. No exemplo que criei pra este post inclui 5 elementos pra exemplificar várias possibilidades.


3. Seu conteúdo precisa de 2 estilizações principais: acrescentar sombra e texturizar. A sombra precisa ser bem sólida, escura e pequena. Aqueles sombreados super difusos que parece que o objeto tá flutuando não são os mais recomendáveis pra este tipo de design.

Clica duas vezes na camada, clica em Sombra Projetada, e regula!

Já a texturização, você pode simplesmente ir em Filtro / Ruído e calibrar como achar melhor.


4. Agora vem a parte mais encantadora: Aquele efeito de uma sombra batendo por cima do conteúdo. Os dois tipos de sombra sobreposta que eu mais vejo são plantas e barras que parecem grades de janelas por cima do design. Muuuito lindo! E ridículo de fácil de fazer hahaha!

No caso das plantas você faz uma busca no gloogle por plant png por exemplo e procura resultados com fundo transparente. Daí você importa no seu projeto. Pra editar, faz assim:

  • Imagem / Ajustes / Matiz Saturação e tira toda a luminosidade, deixando a planta toda preta.
  • Na opacidade da camada, diminui pra 30%
  • Por último vai em Filtro / Desfoque / Desfoque Gaussiano e regula a intensidade a gosto.

Depois é só posicionar a sua sombra onde preferir, e no tamanho que fizer mais sentido. Duas coisas que você pode fazer pra ela ficar mais realista é adicionar um ruído e mexer um pouco na tonalidade dela, pra cor não ficar cinza, e sim um tom mais próximo da cor de fundo. Fica mais realista! Pra fazer isso, vai em Matiz Saturação, clica em “Colorir” (não pode pular este passo) e regula pra sombra ter a tonalidade certa.

Se quiser incluir um durex, ou algo que simule estar fixando a imagem na superfície, é bem fácil fazer e, na minha opinião fica super legal. Eu pego durex com fundo transparente no google (scotch tape png) ou faço um retângulo em tom clarinho e coloco a transparência em 70%

Importante: A camada da sombra sobreposta precisa estar acima de todas as outras. Se não o efeito não funciona.


PRONTO!! 🤸🏽‍♀️✨

Viram que fácil? São poucos passos. E fica tão lindo!

No caso dos meus designs deste tipo que eu uso no Insta, eu aplico o meu action padrão em todos os elementos. Assim todos ganham o mesmo filtro, e fica tudo dentro da minha identidade. Não tenho posts aqui no blog sobre actions, mas aqui você pode entender um pouco sobre o assunto.

Ufa! Espero que não se assuntem com o tamanho do post e que ele seja super útil.

Se gostarem da dica e chegarem a por em prática, eu adoraria ver o resultado! E caso tenham mais dúvidas ou sugestões de post como a Tha, por favor, não deixem de me falar, tá? 💜🙏🏽

Um beijoo!

Lu

O que achou? Comente!