Como designer, eu me animo toda quando vejo um layout incrível de feed 💖

Dá até um calorzinho no coração haha. Mas, também como designer, sofro de imaginar o trabalho que dá manter certos layouts. E sofro mais ainda quando penso que certos tipos de feed só funcionam em uma pequena porcentagem do tempo, porque eles “desmontam” inevitavelmente.

Então fiz este post explicativo, com algumas observações sobre tipos de feed que podem dar muita dor de cabeça, ou simplesmente não compensam o esforço, infelizmente.. :/ Fiz até um feed só pra exemplificar cada caso!

Antes de começar, só quero indicar o especial de 5 posts que fiz aqui no blog, com o passo a passo pra ter um feed bem lindão. Corre lá!

Continuando…


Tipos de feed CILADA

↝ Tipo 1: Só uma cor em destaque

💣 Porque é cilada: Eu sei que é lindo, mas não é realista. Infelizmente! Não se encaixa na vida real. Vai sempre ter algo especial em outra cor, estilo, conceito, etc, que você vai querer postar e não vai se adaptar ao feed…

Excessão: Em raros casos, pode funcionar pra certas marcas ou projetos. AINDA ASSIM acho que, mesmo que se tenha uma cor principal na marca e ela seja super explorada, se limitar a só ela vai travar seu fluxo de posts inevitavelmente. Você pode ser o Itaú e não só postar coisa laranja. Você pode ser a Tiffany e não só postar coisa azul turquesa. Então a excessão reallllll mesmo vai pra casos de contas criadas só pra divulgar imagens de uma certa cor. Daí, natutalmente, este tipo de feed da certo. Porque esse é o propósito dele.

💎 Em vez disso… Dá pra ter uma paleta de cores que uniformiza seus posts sem ser tão extremo. Primeiro, escolhe um filtro que você ama, e tenta se manter nele. Pra deixar as fotos ainda mais iguais, dê preferência pra imagens que já tem originalmente tonalidades dentro do que você quer. Daí tem que refletir bem: quero sacrificar fotos que tenham, por exemplo, um objeto super amarelo, ou um verde que não estao dentro da minha paleta? Se você estiver disposto ao sacrifício, vai dar certo.


↝ Tipo 2: Muito texto

💣 Porque é cilada: O Instagram é visual. Ele não é o Twitter, nem o Facebook, nem o Tumblr. Então conteúdo de texto muito longo, geralmente, não pertence ali. O Instagram quer que as pessoas postem fotos, e deixa mais em evidência os posts que não tem texto. Então, se a sua estratégia for causar grande impacto com seus posts, menos texto geralmente vai ser melhor.

Além disso, criar um desing bonito com imagem e texto requer tempo. E nem sempre vai ser fácil, principalmente quando surgirem posts espontâneos. Tipo aquela festa incrível com decoração fantástica que você foi, ou uma pessoa querida que você encontrou e tirou uma selfie. Nesses casos, ou seu feed vai perder a sequência certa do layout que você definiu, ou você vai deixar de postar um conteúdo super legal. Se você pular um, já perde todo o ritmo. E você acaba desistindo 😑😑

Excessão: Tem sim perfis super informativos que tem como propósito principal aquele conteúdo de texto. Nesse caso, claro, vai ser válido fazer esses posts. Nem tem discussão. Mas na minha opinião, são casos raros e mais específicos.

💎 Em vez disso: Deixa pra colocar o texto na legenda! Isso é bom tanto pra aumentar o alcance do post e garantir a atenção dos seus seguidores, quanto pra ter elevar as chances de você ser encontrado em buscas. Isso porque o texto na imagem do post não pode ser detectado, mas o texto da legenda sim. ebaa! hehe


↝ Tipo3: Coluna do meio inteira com algum diferencial muito grande

💣 Porque é cilada: Foi este tipo de feed que eu vi no Pinterest e me fez vir aqui no blog fazer esta listinha. Eu particularmente não acho bonito, por exemplo, a coluna do meio toda branca, com posts normais dos lados. Não vejo harmonia alguma, chega a me incomodar a falta de equilíbrio hahaha! Aquele buraco no meio, pra mim, não faz sentido alguuuum!

Mas além disso, pensar na coluna do meio como algo fixo já é um erro no insta. Afinal de conta, a “coluna do meio” de agora, será o post da direita amanhã. E da esquerda logo mais. Conforme você for postando, naturalmente os posts vão andar. E se o feed com coluna do meio branca já é feio (NA MINHA OPINIÃOOOOO não me odeiem haha), imagina só um feed com a primeira coluna toda branca, e o resto com cor. SCRR. hahha

Excessão: Fiz um modelo em que a coluna do meio toda se destaca. Achei legal! Mas eu trabalho com design há quase 20 anos, e não acho de verdade que seja algo fácil de fazer. Então deixo aqui como excessão pra esta cilada, o caso de você ser designer, e ter uma super ideia de como fazer isto funcionar.

💎 Em vez disso: Esquece que existe coluna do meio. Esqueceu? Ótimo! No finalzinho do post, na conclusão, eu explico sobre como é melhor revezar entre só 2 tipos de posts. É a melhor alternativa a esta cilada, na minha HUMILDE opinião.


↝ Tipo 4: Muitos respiros, divisores de feed ou triplegrams em geral

💣 Porque é cilada: No post sobre triplegram falo mais a fundo sobre os prós e contras. Resumindo, seus seguidores não vão ficar entrando no seu feed toda hora pra ver como ficou lindo o triplegram que você montou. Ou pra entender que todos aqueles posts meio sem sentido, na verdade, formam uma grande foto estilo mosaico. O impacto maior do Insta é quando os seguidores fazem scroll, e veem sua imagem passar na timeline. É o que aparece ali pra eles que vai influenciar o engajamento. É ali que tá o maior impacto do seu Instagram. A beleza do feed em si não deveria ser prioridade, e sim um bônus.

Portanto, muitos pedaços de posts, respiros e recortes de divisores passando na timeline da pessoa, vai acabar cansando. E não vai acrescentar muito à sua conta, concorda? Acho importante refletir sobre isso! 😇

Excessão: Difícil achar uma excessão pra este estilo. Mas imagino que algum insta mais informativo, possa usar a ideia dos respiros e divisores como forma de organizar informações, talvez? Não sei! Acho este tipo de feed uma das ciladas mais arriscadas…

💎 Em vez disso: Deixa seu feed mais livre! Intercalar posts de diferentes tipos, usando respiros de vez em quando já vai trazer harmonia e beleza, sem precisar forçar a barra, ou limitar o feed a um layout que só funciona com um determinado número de posts no ar.


↝ Tipo 5: Post com bordas irregulares

💣Porque é cilada: Começa pelo fato que posts com bordas, principalmente aquelas mais verticais ou horizontais, tem menos chance de captar a atenção do seguidor. O impacto da foto é menor, infelizmente.

Além disso, pelo que eu vejo na maioria dos casos, a intenção de colocar as bordas é boa, mas a execução não fica tãaooo liiiinda… Daí parece um feed desorganizado. Ou seja, efeito inverso do esperado.

Excessão: Artistas que usam o perfil no Instagram pra exibir seus trabalhos, e criaram um design de feed bem irregular propositalmente. Fica como a distribuição de molduras em uma parede. Já via cada coisa linda! Fiz um feed inclusive nesse modelo e adorei.

💎 Vejam como existe unidade no feed independente das bordas serem irregulares. Por isso eu insisto em recomendar esse tipo de feed só pra designers a artistas, que sabem fazer ficar bem harmonioso.

Em vez disso: Bordas no geral dão trabalho de manter, e eu desconfio fortemente (não tenho confirmação) que elas não caem bem com os algoritmos do Instagram. Eu acho que eles consideram como post de qualidade inferior.

Se mesmo assim você quiser apostar, use exatamente o mesmo tipo, tamanho e cor de borda em todos os posts. OU, crie um padrão específico e siga com ele forever.


↝ Tipo 6: Puzzle feeds

💣 Porque é cilada: Antes de qualquer coisa, vou deixar bem claro que acho os puzzle feeds lindos, faço muitos puzzles pra clientes, e sei o quanto muitos de vocês amam, e vem falar comigo sobre isso todo dia haha! Mas sou super realista quanto a isso, não acho que vale a pena a gente se enganar. Neste post aqui falei em detalhes sobre o assunto!

Excessão: Perfis comerciais, com forte conteúdo artístico ou apelo visual, que não precisam do Instagram pra gerar grande volume de vendas, acessos ou algo assim. Ou seja, a conta é mais uma vitrine dos produtos ou serviços. Ah, e tem que ter disponível um designer pra criar puzzles lindos e encaixar tudo certinho!

Ainda assim, acho mais recomendável que o feed seja bem fácil de se “escapar” para um feed normal, e eu só usaria temporariamente, ou com menos conexões entre as imagens. Pra que cada post individualmente seja incrível, não só o conjunto.

💎 Em vez disso: Ter um tema definido pro seu feed, que seja harmônico e coeso. Não é tão dfícil de manter e te deixa M U I T O mais livre.

Neste exemplo de puzzle que fiz, usei como base o feed que já estava usando aqui no post, que é normal, e só inseri algumas ligações entre as imagens. Também simulei (no 2 e no 3) como ele vai desmontar quando entrarem novos posts. É importante levar isso em consideração antes de apostar no puzzle feed! 🙂


Conclusão

Como tudo na vida, o “modelo ideal” vai variar de caso pra caso. Não existe tipo de design que é 100% cilada, nem o que sempre 100% dá certo. Falei isso mil vezes ao longo do post mas não me canso de enfatizar. Então levem em consideração essas ponderações que eu fiz acima, porque assim você tem clareza do que é prioridade no seu caso, quais são os lados positivos e negativos de cada tipo de feed, e qual modelo você REALMENTE que ter, tá? E segue o baile! 🦋🧡

Pra finalizar, se você me falar assim: Lu, na sua opinião, qual o tipo de feed que mais vale a pena ter? Eu respondo: um tipo livre, unificado por um mesmo filtro, tentando manter uma paleta de cores meio equilibrada, sem radicalizar. E pra deixar ele bem organizado, revezar sempre: uma foto com rosto em destaque, uma foto sem rost. Ou revezar: uma foto predominantemente escura e depois uma clara, e seguir assim.

Dessa forma, independente de onde cada tipo de post estiver, o feed nunca quebra nem fica desorganizado ou desalinhado. Você não fica limitada a seguir regras muito rígidas, seguindo basicamente só uma: o revezamento entre A e B. Essa é a melhor forma de ter um feed organizado que não quebra 🤸🏽‍♀️✨✨

Ideias de revezamento A e B:
Escura x Clara
Preto e Branco x Colorida
Com pessoa x Sem pessoa
Com borda x Sem borda
Imagem normal x Fundo branco

Eu já testei quase tudo em termos de feed, e atualmente estou seguindo isso. Meu revezamento é entre: foto em que eu apareço (A) / foto sem pessoas (B).

É isso, anjos! 💖✨

Qualquer dúvida tô aqui.

Beijo,

Lu

O que achou? Comente!