Tumblr é um assunto frequente aqui no blog, né amores?

Fiz um post explicando o que é foto tumblr, e é um dos mais acessados todo dia aqui. Bom saber que vocês curtem e querem saber mais sobre o tema 🥰☺️♥️

Naquele primeiro post, inclusive, eu expliquei minha história com o tumblr, que vem de aaaanos atrás. Sempre AMEI e usei muito o tumblr, e posso dizer que entendo bem da estética que é atribuída a ele. Então pode confiar no que você ler aqui. É de experiência 🏹♥️

Meu plano é fazer + 3 posts da série tumblr aqui no blog: Como fazer imagens com frase estilo tumblr, Como fazer colagens tumblr e Qual é a diferença entre foto tumblr e foto Pinterest. Aguardem!

No post de hoje, vou trazer pra vocês um tutorial MEGA explicativo, fácil, objetivo para aprender de uma vez por todas a fazer foto tumblr. Tava louca já pra fazer isso, e agora que estou no cabeleireiro esperando o produtim fazer efeito no cabelo, não poderia ser um momento melhor 😜

Não vou ficar muito tempo explicando aqui o que é foto tumblr, porque tem um post inteirinho falando disso hehehe! Então corre lá pra ler se estiver em dúvida.

Importante: Tem todo tipo de foto tumblr. Algumas não se encaixam no que vou falar aqui, eu sei… Mas tô falando do estilo no geral, tá? Plissss levem isso em consideração 🙂 Mas a concepção de que qualquer foto espontânea é tumblr também não procede. É uma generalização incorreta!

Além disso, tem as fotos VSCO, que são só jovenzinhos gringos cool e lindos, principalmente meninas (VSCO girls, que são as novas tumblr girls – joga no google) em situações bacanas, com um filtro do VSCO. Daí não tem muito o que ensinar… O máximo que dá pra vc fazer, se não tiver feito ainda, é baixar o VSCO e comçar a usar os benditos filtros hahaha. Ser linda e cool, é um diferencial! Mas isso também é um conceito pessoal 🤷🏽‍♀️

MAS ENFIM! Vamos às dicas.


Como fazer foto Tumblr?

1. Espontaneidade na pose é mais importante que qualquer coisa

A maioria das fotos tumblr mais lindas capturam uma cena. Já repararam isso? Elas contam uma mini história, uma vibe… Não parecem um click apenas. Então a primeira coisa a se ter em mente é isso!

Mas calma, não se intimida com a complexidade disso que eu falei não. Continua lendo que você vai ver que é mais simples do que parece. Eu vou falar mais no ponto 3 sobre essa questão de ter um significado e um sentimento na foto. Neste ponto aqui vamos focar só no ato de trazer naturalidade pra sua pose e expressão.

Como fazer: A coisa mais comum é a gente olhar pra câmera e abrir um sorriso, é quase nosso instinto natural. Mas por ser o que estamos condicionados a fazer, acaba sendo muito óbvio e fica sem graça, sem vida..

Então: Vira pro lado, de costas, tampa o rosto com charme, faz uma careta, faz uma dancinha, pega um objeto perto de você e brinca com ele, olha pra sua unha, da um beijo na bochecha do coleguinha do lado (só se tiver intimidade plmdds!!), da uma gargalhada… Colocar uma ação na pose, como se tivessem clicado sem você perceber, vai subir muito o tumblrômetro da sua fotinho 🌡

Mesmo que você não tenha ainda esse hábito, e até se achar super difícil, da pra aprender. E ir se acostumando até isso ficar natural. Suas fotos vão ficar muuuito mais especiais, prometo!

“Ah Lu, mas essas fotos são lindas, nunca vou conseguir tirar nada assim.” Gente, direto algum amigo me mostra uma foto e fala “ficou ruim porque eu fechei o olho na hora, ou “vish, ficou borrada”, ou “putz que pena que tá escura” ou que “a luz atrapalhou”. E eu penso cá comigo: aiai um filtro do VSCO nessa foto e ela ia ficar tãooooo tumblrzinha!! É isso gente. Se vocês querem fazer foto tumblr, saibam ver o potencial em foto que parece ruim, mas não é 😉

E é exatamente disso que vou falar agora…


2. A qualidade TEM que ser ruim. Claro, porque.. Peraí, “ruim”??? Como assim?? 😂

Este segredinho sempre choca as pessoas hahaha! Se você pensa que pra fazer uma foto incrível em estilo tumblr precisa de máquina fotográfica profissional, modelo profissional, direção e edição profissional, você está redondamente enganado, my friend. É exatamente o contrário.

O que caracteriza a foto tumblr verdadeira é ela parecer natural, real, espontânea. E com um espírito jovem e livre. Esse sempre foi o grande diferencial do tumblr, por isso as fotos nesse estilo precisam ser assim. E foto profissional não tem esse efeito real.

Como fazer foto tumblr

Imagens ultra nítidas, com resolução fantástica e pessoas perfeitas com looks profissionais e maquiagem impecável não são tumblr. Elas têm seu valor, combinam com editoriais de moda, com fotos comerciais pra marcas, etc. Mas a foto tumblr é feita com celular mesmo. Se for uma câmera ruim, tem chance de ficar melhor ainda. E se reclamar eu abro ela num app de edição e pioro ainda mais a qualidade!! 😂😂

Daí agora você vai me questionar: ‘uai, Lu. Então qualquer foto que eu tirar na minha vida vai ser tumblr. Espontânea e com qualidade ruim. Todas as minhas fotos são assim! Porque não tem o efeito lindo das que viralizam?’. Vamos lá! 🤓

Como fazer? Não acho que seja o caso de dar preferência pra câmeras de qualidade mais baixa, ou resolução menor. Use sim o melhor que tiver. Mas procura colocar algum errinho propositais na composição. Às vezes um objeto na frente, sombra batendo, luz estourada “atrapalhando”, algo mais torto ou desalinhado, um ângulo inusitado, algo fora de foco… Sabe quando você vai tirar uma foto e alguém fala: ah, mas ta contra luz, vai ficar muito escuro… As vezes esse escuro é que deixa a foto linda. Tem que experimentar!

E se, mesmo assim, a foto ficar em excelente qualidade, você pode deixar pra fazer o ajuste na hora de editar. Pode seguir um caminho de foto mais natural, com menos contraste e cores menos vivas. Ou se preferir, estourar bem as cores e apostar em uma estética bem urbana também. O importante é fugir de qualquer coisa que pareça perfeita demais ✨

Como fazer foto tumblr

Pra vocês terem uma noção, a evolução tecnológica alcançou um nível de qualidade perfeita pras fotos tão grande, que o olho humano rejeita essa perfeição toda. E até grandes editoriais, ensaios de moda e afins dão um jeito de diminuir a qualidade das imagens produzidas de algum jeito. É claro que no caso deles a resolução em si continua TOPISSIMA, eles não estão de fato fazendo nada em qualidade ruim. Aliás, nem é isso que eu to ensinando aqui, eu exagero brincando. A ideia é simular uma coisa mais real, pra existir uma identificação maior de quem olha.

Foto do catálogo da sessão de decoração da marca Anthropology. Vejam como tem uma pegada Tumblr nela. O granulado, o ângulo, a falta de foco no objeto na frente da foto… Tudo dando a impressão de foto menos produzida, mesmos endo na verdade uma super produção.

Daí o sucesso do efeito granulado nas fotos (post mais lido daqui do blog), ou dos filtro estilo anos 90 (post também suuuuper acessado aqui). Esses efeitos tiram aquela perfeição toda da foto, deixam ela mais humana. Resumindo, eles dão pra imagem uma…

3. Alma

Eu chamo esse segredinho assim, porque é a melhor forma que eu achei de explicar aquele negócio diferente que certas imagens tem que é difícil de explicar. É o conteúdo abstrato, o sentimento transmitido. Pode ser um calorzinho gostoso. Pode ser uma identificação surpreendente (às vezes hilária hahah), pode ser uma ternura, um encanto. Muitas vezes é só um bem estar mesmo. Uma vontade intensa de estar vivendo aquilo. Por ser ao mesmo tempo incrível, e meio familiar…

Como fazer: Difícil ensinar este ponto. Mas vou tentar.

Normalmente gostamos de fotografar momentos que são especiais. Se você conseguir captar o porque ele é especial, o mais interessante que aquela situação te proporciona, você capta a alma dela. Dá pra sentir a foto.

Uma maneira que eu gosto de fazer isso é saindo do óbvio, da zona de conforto. Tem uma mesa cheia de gente jantando e você quer registrar o momento? Em vez daquela foto sem graaaaaaça na frente da mesa com todo mundo virando de lado, com expressão desconfortável, sobe na cadeira, manda todo mundo continuar conversando, pede pra uma pessoa passar uma panela pra outra, fala uma coisa engraçada pra todo mundo rir… e não deixa ninguém olhar pra câmera! 😂😂 Inventei uma situação aqui, pode ser absurda, mas é só uma ideia.. sem hate e sem shade por favor haha!


Como isso funciona no feed do Instagram?

‘Tá, Lu. Entendi como faz foto tumblr. Agora como eu faço meu feed do insta inteiro ser tumblr?’ Bom amor, minha primeira recomendação seria ler o especial de 5 posts que fiz aqui no blog sobre feeds organizados e lindos. Porque lá eu ensino a em detalhes a criar um feed com estética consistente, e sem duvidas você vai aprender muito sobre isso lá. Daí o essencial é seguir aqueles 5 passos, pra definir o estilo do seu feed e planejá-lo. E levar em consideração estas dicas aqui no que diz respeito às fotos em si.

Uma coisa que eu acho bem interessante é que, em alguns casos, uma foto em estilo tumblr, sozinha, é ok, legal, beleza. Mas você pega várias, coloca todas com uma mesma estética, mesmo filtro, e distribuídas com capricho em um feed (ou colagem, ou layout), tudo fica mais legal. A união super faz a força 👊🏼👊🏼🦋🥰

Eu garanto!

Alguns feeds que eu fiz com pegada meio tumblr:

Vou fechar este post com a foto mais tumblr que já existiu:

Como fazer foto tumblr

Beijos,

Lu

Ps. Meu cabelo ficou incrível, as 2h no salão valeram a pena haha – fotos no insta em breve.

como-fazer-fotos-tumblr

O que achou? Comente!