Oi pessoal! Tudo bom? Resolvi fazer este post aqui rapidinho, porque essa é uma pergunta frequente que recebo. O que é #tbt?

Eu acho que, a esta altura, bastante gente já sacou que #TBT é uma foto antiga que você posta na quinta feira. E basicamente, é isso mesmo.

Mas calma hahaha! 🤓

O que acaba confundindo as pessoas, eu acho, é o quão vago isso parece hahaha! E elas ficam achando que tá faltando alguma informação aí, porque não faz muito sentido. Daí vem as dúvidas: “Porque quinta feira?” “Vale qualquer tipo de foto?” “Eu preciso mesmo postar #tbt?” ou “Hmmm interessante, posso postar #TBT toda quinta?”

Sei também que ninguém quer uma post enciclopédia cheio de explicações chatas e longas. Wikipédia tá aí pra isso. Então vou resumir em pequenos tópicos o que você precisa saber. E depois pode ficar tranquilo e bem resolvido com esse assunto 💖


O que significa e como usar a hashtag #TBT

  • #TBT é a sigla da expressão “Throwback thursday”, que significa “quinta-feira de recordar”. Imagina como se alguém falasse “hoje é minha terça de maratonar série” ou “não posso ir na festa por causa do meu futebol de quarta” ou “adoro meu domingo de preguiça”.
  • Começou como uma brincadeira online, só pra galera ter o que postar nas redes sociais nas quintas, no caso fotografias mais antigas. Uma empresa de tênis começou a fazer isso toda quinta e os usuários adotaram a ideia. Lá nos EUA tem muito disso, eles gostam de escolher um dia da semana pra sempre comer tacos (tacos tuesdays) por exemplo, ou pra se reunir com os amigos e jogar cartas, ou video game, etc.
  • O TB (Throwback), significa voltar, retroceder. Mas neste caso “recordar” define melhor. E o T do final (Thursday) significa quinta feira. Então amigos, se não for quinta, você pode postar TRANQUILAMENTE uma foto e colocar só #TB, sem o T, ou seja, #recordação. Não tem necessidade alguma de escrever “hoje não é quinta feira mais vou postar um tbt”. Ou “#TBT fora do dia”. Pode postar foto antiga qualquer dia, é só tirar o T do final da hashtag ou, mais fácil ainda, não colocar a hashtag. Mas gente, plmdds, se quiser escrever isso escreve, ta? É só uma dica msm, porque vejo muita gente achando que toda foto mais velha postada no Instagram precisa fazer alguma referência ao TBT.
  • Se você me perguntar meu conselho profissional, sobre se é legal postar #tbt toda quinta-feira religiosamente, eu diria que não. Eu acho mais legal usar a hashtag de vez em quando, e na minha opinião é muito mais divertida a brincadeira se for pra mostrar uma foto bem interessante e nostálgica, algo de um passado mais distante, uma recordação que vai despertar a curiosidade dos seus seguidores. Tipo uma foto sua quando bebê, bem engraçadinha. Ou uma retrato divertido da época de colégio, com amigos que você não vê ha tempos, tagueando todo mundo.. haha!
ari ❣

Uma foto de viagem recente, que tá fresca na memória de todo mundo ainda, eu não acho necessário postar como #tbt. Pra todo mundo que te segue, fica bem claro que você só tava com vontade de postar aquela foto, e usou o #tbt como pretexto 😂

Uai Lu, mas então ótimo, eu tava com vontade de postar ela mesmo, o que tem de errado? Nada! Por isso que eu recomendaria, no caso de fotos recentes, simplesmente postá-la, sem problema algum, dias depois, 2, 3 semanas depois, até alguns meses, sem ser #tbt, sem ser quinta, sem usar a hashtag. E deixaria os #TBTs pra de vez em quando, sempre com um conteúdo realmente bacana e interessante, e mais raro, mais antigo e especial.

Só reforçando, mais uma vez, estou dando essa opinião porque muita gente me pergunta sinceramente, e é o que eu acho. Por favor, poste o que quiser, quando quiser, quantas vezes quiser, e seja feliz! Eu também acho desnecessário escrever “já que hoje é dia de #TBT…” no início da legenda da foto. Mas isso significa que você não deve fazer? Não! hahahaha Faça o que quiser more.

  • Por outro lado, a hashtag pode ser uma forma de gerar mais conteúdo pra sua conta, especialmente se você tiver um interesse comercial nela. Por exemplo se for a conta da sua empresa ou projeto, ou caso você seja ou queira ser um digital influencer.

Meu conselho nesse caso? Postar #TBTs quinta sim, quinta não, só com imagens super especiais e mais antigas, com uma legenda fofa, fazendo referência à lembrança que a foto te traz. E no final da legenda, só incluir, bem bonitinho, o jogo da velha e as três benditas letrinhas. Que tal? 😇

Bom, acho qu é isso! E vocês, quais acham que são as práticas mais legais em relação aos throwback thursdays? Me contem!

O que achou? Comente!