Oi amores, tudo bom?? 🌻🌻

Vejo bastante gente que admira ou tem vontade de ter um Instagram com fundo branco. É o seu caso? Foi por isso que vei parar aqui? Ou só tá curioso mesmo? Hehe! Não importa, tenho certeza que vai curtir o post.

Eu entendo bem o apelo do feed com fundo branco. Inclusive por um bom tempo, o Insta do studio foi bem branquinho (vai descendo pra ver como era antes).

Ele não era totalmente, mas eu priorizava fotos com fundo bem claro. Fica super limpo e profissional, e parece bem organizado também. E chic, claro hehe! 😇💗Mas parei de fazer assim porque dava taaaaanto trabalho, que eu simplesmente não usava meu Insta. Não conseguia postar, levava horas pra editar cada post.. HAHAHA!

Mas se esse é o seu objetivo, e o fundo branco é o que você quer, vamos às dicas!

Primeiramentem sugiro muito que deem uma olhada no meu especial de 5 posts sobre organização de feed de Instagram. Lá tem muitas informações úteis pra quem estiver com a missão de deixar seu Insta lindo! ✨✨

Em um dos posts do especial, eu falei rapidamente sobre feeds brancos, e sobre o fato de que o mais importante é já tirar as fotos tendo o feed em mente.

Imagens claras, com o mínimo de cores possível, ou com as cores que te interessam, são o primeiro passa pra alcançar esse objetivo. A edição é só um complemento!

Mas existem outras formas de clarear o feed sem necessariamente precisar contar com fotos claríssimas, explodindo branco pra todo lado. Se você tiver habilidade com design, dá pra fazer colagens em que a base é toda branca, e as fotos, da cor que forem, são colocadas por cima. Tem gente que chama de fundo infinito. Ou até mesmo usar molduras tipo polaroids [post aqui] ou bordas brancas ao redor da foto [post aqui].

💡 Um recurso legal para usar nos seus designs são fundos de textura branca em alta resolução. Vou colocar aqui embaixo 4 opções, que podem ser usadas como background para frases, colagens, designs em geral. Peguei no Unsplash, e tô disponibilizando aqui só pra facilitar!

Fundos brancos para baixar


Como ter um Instagram com fundo branco

Se a sua ideia for um Insta só de fotos mesmo, sem colagens, sem bordas, sem nenhum recurso desse tipo, então pra ter esse visual bem brancão, as fotos tem que ser feitas (ou caçadas online) já pensando nisso, como comentei acima. Nesses casos, a produção precisa ser feita com cuidado, levando em consideração sombras, luz, e tudo que possa afetar a qualidade e nitidez da foto ✨

Fiz um post aqui no blog sobre flatlays que vai ajudar muito a quem gostar de fotografar objetos, em casa mesmo. Com os celulares de hoje em dia, absolutamente qualquer pessoa consegue tirar fotos bacanérrimas sem grandes produções. É ter capricho no alinhamento, selecionar bem o que fotografar, se preocupar com um ângulo bacana e bonito e sempre, sempre mesmo, ter ótima iluminação!

fotos-fundo-branco-white-background-image-instagram-71

Outro post mara aqui do blog que vai ajudar muito aos fãs de feeds com fundo branco é este sobre espaços negativos. Tem tudo a ver com o assunto, já que se refere justamente aos espaços vazios na imagem que dão a sensação de leveza e organização 😌😌


Como tratar fotos com fundo branco

Algumas diquinhas que sempre gosto de reforçar:

  • O app VSCO é o meu preferido pra tratamento de foto entre as opções gratuitas. Tem um post inteiro sobre ele aqui.
  • O cuidado em fotos de fundo branco tem que ser em não estourar demais a claridade de forma que os contornos e a forma da imagem se perca. Então tem que usar as ferramentas com cuidado.
  • Além de aumentar a iluminação, vale regular a temperatura. Eu gosto de esfriar a foto, porque acho que parece que clareia. Mas vai da sua preferência. O importante é observar todas as imagens que for postar, pra seguirem sempre a mesma temperatura. Isso da unidade ao feed.
  • Se preferir, pode aplicar um filtro direto. O problema dos filtros é que eles afetam cada imagem de forma diferente. Editar a foto ferramenta por ferramenta da mais controle.

Eu criei 5 ideias de feed aqui embaixo especialmente pra este post. Acho que se encaixam nesse estilo que as pessoas gostam tanto! Quis mostrar as possibilidades pra observarmos as diferenças entre eles, pra ajudar cada um a escolher a opção que se encaixa melhor na sua realidade e nos seus objetivos.

Exemplos de Instagram com fundo branco / claro

1. Claridade abundante

No feed acima, todas as fotos são super iluminadas e com backgrounds claros. No video que fiz do desenvolvimento, vocês vão notar que deixei os fundos mais azulados propositalmente. Eu acho que isso faz com que todas as fotos fiquem mais parecidas entre si, e da personalidade única pro feed.


2. Intercalando fundo claro com respiros coloridos

Um segundo exemplo com fundo claro, sem ser totalmente branco. Na verdade eu creio que, quando a galera fala que quer um feed com fundo branco, muitas vezes se referem a isto. São fotos com background claro, basicamente. O branco puro fica bem artificial.

Neste feed eu intercalei as fotos de fundo claro com os respiros rosas com frases fofas. Fica lindo, né? Tem post sobre respiro aqui no blog também!


3. Fundo branco e minimalista

Este feed branco já é bem mais extremo. Super difícil manter algo assim na vida real, né? Hahaha! Mas eu não podia deixar de incluir.

Ainda assim, os backgrounds das fotos não são realmente brancos. Como comentei acima, fica com aparência artificial. Então aqui eu tentei uniformizar o tom dos fundos de todas as fotos, que não ficou indêntico (levaria horas pra ficar hahah), mas aproximou bem!

Esse é um dos tipos de feed que algumas pessoas chamam de fundo infinito. Vou fazer um post só sobre esse assunto depois, com mais detalhes!


4. “Bordas” brancas

Coloquei a palavra bordas entre aspas porque neste caso não são especificamente isso. São espaços vazios em cada imagem, em que o fundo aparece. No vídeo da pra entender melhor. Este exemplo parece mais uma colagem do que um feed com bordas. Também da pra encaixar dentro do tal “fundo infinito” que eu vou falar melhor em um post em breve!

Reparem como o fundo branco aparente da a sensação de clarear o feed todo!

Mas, como eu sempre digo, não acho que esses recortes funcionem pra qualquer feed, e não acho algo fácil de manter. Na minha opinião, só feeds artísticos ficam bonitos assim, desde que o design desja feito profissionalmente, e as fotos tenham muita qualidade. Mas é só uma opinião pessoal mesmo, por favor façam como gostarem mais 🙂


5. Fundo claro tonalidade quente

Pra finalizar, um estilo bem blogueirinha, com fundos claros em diversos tons. Vai do branco quase puro até uns cinzas um pouco mais fechados. Mas você bate o olho e o que vê é um feed bem iluminado com fundos predominantemente brancos, né?

Nesta opção também coloquei algo interessante. A foto com a xícara de café na linha de cima não tem fundo claro. Mas mesmo assim deu certo, porque boa parte da imagem é branca. Além disso, ela é bem simétrica e centralizada, dando uma sensação de harmonia incrível. Tudo isso, somado ao fato que ela combina com a estética do restante do feed, me deu o ok na cabeça pra testar. E deu certo!


Espero que os feeds sejam inspiradores e as informações ajudem. Se ficar faltando algum esclarecimento no post, é só deixar um comentário aqui emabixo, que eu provavelmente vou te responder em poucos minutos. Mensagens no Instagram eu demoro dias, e as vezes esqueço! 😅

Vou deixar umas imagens aqui embaixo pra caso queiram treinar, ou usar nos seus feeds. Tudo via Unsplash, como sempre…

Fotos com fundo branco para Instagram


Beijos,

Lu

O que achou? Comente!