Oláaaa! Sei que estão ansiosérrimos pra esta quarta etapa do nosso manual, por isso preparei um conteúdo bem bacana e super completo pra vocês ✨💖💫

Relembrando bem rapidinho, este especial ensinando a ter um feed organizado já teve estes posts (clica neles pra ler!):

  1. Iluminação
  2. Alinhamento
  3. Distribuição

E agora vamos falar da vossa alteza, o filtro 👑

Cumprindo a promessa de não enrolar nem encher linguiça, vamos direto ao que interessa.

Acho que se você está procurando informações sobre como ter um feed organizado, já sabe muito bem da importância de todas as fotos do feed terem o mesmo tratamento de imagem. Então, no mínimo, é fundamental usar o mesmo filtro para todas a fotos que forem postadas.

Ok, até aí praticamente todo mundo sabe. Mas só aplicar um filtro pode não ser suficiente. Pra ter aquele visual bem uniforme com todas as fotos realmente integradas, é preciso regular brilho, intensidade, contraste, etc. Porque enquanto o filtro aplica uma série de edições na foto, o resultado pode ser diferente dependendo de como ela é originalmente. Então esse capricho é fundamental!


Qual filtro é ideal pra mim?

Claro que o filtro ideal pra você vai depender do seu gosto pessoal, mas pra descobrir qual te agrada mais, você vai precisar necessariamente fazer testes. E existe uma infinidade TÃO gigante de recursos de design hoje em dia, que ficamos sobrecarregados de opções e isso trava a gente. Já repararam?

Foto de uma mão segurando um celular tirando foto de objetos em uma cama.

Reflita do que gosta mais: bem colorido ou com pouca saturação? Frio ou quente? Super claro ou mais escuro? Com bastante contraste ou mais lavadão? Com pegada indie ou mais pro pop? Rosinha? Super minimalista? Granulado? As opções sáo taaaaantas! 🙈🙈🙈

Pesquisa no Insta, no Pinterest e até aqui no meu blog alguns feeds bonitos, pra ver qual você bate o olho e fala: este é a minha cara! Se ainda não tiver feito, cria uma pastinha no Pinterest e vai juntando as referências que combinam com esse seu feed ideal. Isso não significa que você vai copiar o estilo de alguém, mas que você vai conseguir ter uma noção melhor de que tipo de feed quer, e criar o seu próprio.

Da pra ter um filtro exclusivo meu?

Com certeza. Minha recomendação pra isso seria o app VSCO CAM, provavelmente o melhor e mais popular que existe pra tratamento de imagem. Lá você pode usar um filtro pronto do app, regulando a intensidade dele, e depois calibrar, editando mais ou menos brilho, saturação, etc. A intensidade que você escolher pra cada ferramenta fica a seu critério, assim o resultado vai ser realmente único. O melhor de tudo é que você só precisa recriar ele em uma foto. Depois dela pronta, você clica nela, vai nos trê pontinhos que ficam à direita embaixo, clica em “copiar” e depois seleciona as outras fotos e no mesmo lugar seleciona “colar edições”. ABRA CADABRA! ✨✨✨

Lembrando que vários outros apps também tem filtros super bonitos. Eu adoro os do Meitu e do Unum, que são os outros dois apps de edição de imagem que uso no celular e, apesar de terem outro foco principal, também arrasam nas opções de filtros e eu uso direto. Olha este que legal:

➡ Importante: Falei isso no finalzinho do primeiro post sobre iluminação das fotos e prometi entrar em mais detalhes neste. Se você quer, por exemplo, o famoso e tão almejado feed branco, filtro não vai fazer a magia sozinho. Na hora de tirar ou escolher as fotos você já vai precisar levar isso em consideração. Assim como, se o objetivo for um feed todo rosa, quanto mais suas fotos tiverem toques da cor, melhor.

Por isso muita gente me pergunta: Lu, como eu faço pra ter um feed do jeito xis? E eu respondo: a primeira coisa é se acostumar a abrir mão de algumas fotos que não tem a ver com o estilo xis, e criar bastante conteúdo que combine com o estilo. Feito isso, você aplica um filtro que vai uniformizá-las ainda mais. Pra exemplificar este ponto, seguem alguns feeds que eu criei:



Quanto maior seu comprometimento com fotos que seguem o estilo que você quer, maior a chance dele ficar consistente. Mas isso vai significar abrir mão de fotos bacanas e de momentos especiais só porque “não combina com o feed” hahaha. Então reflita o quanto esse comprometimento vale ou não a pena pra você.

Kim Kardashian editou as cores foto da capa de revista da filha North pra combinar com o feed. Pra não deixar de postar a original, ela colocou no segundo slide. E explicou tudo isso, bem sincerona, na legenda do post 🌷

Mas lembra que é possível ter um feed bem bacana sem radicalizar. Ninguém usa uma peça cor de rosa no look todos os dias da vida, ou consegue fazer uma foto ultra minimalista, ou de uma paisagem de verão californiano 😂😂


Continuando, criei 4 opções de filtros como sugestões pra vocês. Podem fazer igualzinho, ou mudar algum detalhe (e guardar segredo hehe) pra ficar exclusivo!

💡Duas considerações importantíssimas sobre esses 4 exemplos:

1. Peguei todas as fotos no Unplash, todas tiradas por profissionais com máquinas profissionais. A qualidade da foto influencia muito no efeito do filtro. Mas com os celulares de hoje em dia dá pra tirar fotos INCRÍVEIS, então sem desculpas, tá?

2. Antes de aplicar os filtros, dê uma boa iluminada nas fotos. Mas já falei o suficiente sobre importância dessa etapa, né? hahaha


Quais filtros são mais bonitos?

Posso dar 1 trilhão de exemplos aqui de como existe uma infinidade de estilos de filtros que são incríveis. Já ouvi falar em muitos lugares que os filtros com base de cor mais azulada (tons frios) geram mais likes. E vejo muitos influencers tirando um pouco da saturação da foto (deixa as cores menos vibrantes), aumentando o contraste e o brilho. Juntando tudo isso você tem um filtro bem popular e bonito. Então se estiver procurando a fórmula do filtro ideal, pode tentar ir pra esse caminho. Mas nada melhor do que seguir seue stilo próprio!


Exemplos de feed de Instagram com filtros


Vamos colocar esta etapa em prática? 🦋

Coloquei um filtro meio azulado bem simples no nosso feed. E ele ficou assim. Já ta com outra cara né? Clica nas imagens pra ampliar!!

Iluminei, alinhei, distribui e apliquei um filtro mais frio e com contraste


Ufa! Que post looongo. Espero que seja útil pra alguém. Qualquer dúvida, comentário ou observação, a caixa de comentários fica aqui embaixo 💗💗

Um super beijo e nos vemos no próximo post.

Update:
1. Iluminação
2. Alinhamento
3. Distribuição
4. Filtros
5. Diferenciais

Beijos!

4-como-ter-feed-instagram-organizado-filtros-lu-amaral-studio

O que achou? Comente!