Oioioi gente, tudo bem? 💖💖

Triplegram é a prática de postar fotos no Instagram de forma que as 3 fotos que estão na mesma linha combinem, ou tenham algo em comum. Pode ser a mesma tonalidade, mesma situação em diferentes poses, ou até uma foto só dividida em três, estilo mosaico.

Muita gente está usando o triplegram como padrão, sempre publicando as imagens com isso em mente. Já outros usuários usam a técnica só de vez em quando, no meio do feed.

No meu Instagram profissional [segue lá!] não temos muita rigidez quanto aos triplegrams, mas nosso feed é planejado pras três fotos da mesma linha terem algum tipo de unidade. As vezes é algo mais explícito, outras vezes é mais livre.

O lado negativo do Triplegram

Olha, por experiência própria eu digo: manter o padrão triplegram dá muito trabalho! E limita muito a criatividade do usuário da conta. Nem consigo contar quantos posts já deixei de fazer porque não encaixava no trio! Porque já é difícil manter a estética do feed como um todo (no caso da Pashion os tons de rosa, fotos muito claras, com mood feminino e cool, bem clean e modernas ligadas a tecnologia, homeoffice, moda, beleza, etc). Vivo uma guerra de amor e ódio com o triplegram, e não sei quanto tempo mais ainda vou aguentar haha! (update junho 2019: já larguei 😂)

Outra coisa ruim: tem que soltar as 3 fotos com o mínimo de espaço de tempo possível entre elas. Porque se não a disposição das fotos no feed “desencaixa” e pode ficar bem esquisito. E pra quem investe pra valer no Insta, postar muito de uma vez só não é uma boa estratégia, bem melhor esparçar mais os posts ao longo do dia, né?

kylie jenner triplegram

Mas pensa comigo: se eu postar minha leva de 3 fotinhos que vão formar uma linha ao logo do dia, em vez de postar tudo de uma vez só, se acessarem meu perfil pra contemplar a maravilha artística que é meu feed (hahaha), na maior parte do tempo ele vai estar desconfigurado. Né? Então se é pra fazer triplegram, ou solta tudo de uma vez, ou vc não vai adiantar muita coisa. Tem que pensar bem nisso tá anjo? 🤓

coach triplegram

Mas eu só dei essa desabafada toda porque vocês sabem que gosto de jogar a realzona hahaha! Tem o lado bom também, lógicooo


O lado positivo do Triplegram

O feed fica lindo! ? É essa a única vantagem, e ela basta! Tem gente que gosta do pretexto de poder postar 3 fotos iguais de uma mesta situação com a justificativa do triplegram, mas isso é uma autoenganação, porque pra quem te segue, não é relevante se é pro Triplegram ou não. Ele vai ver os posts rolando na timeline e não necessariamente vai dar notícia do que tá rolando no seu feed.

Mas que fica lindo, isso fica!

Como fazer Triplegram

Nós planejamos o feed da Pashion todo no Photoshop. Na raça mesmo, foto por foto, tudo é montado em um arquivo enorme com 3k pixels de largura que vamos recortando e postando quando ficamos satisfeitas com o visual geral. Mas pra quem não tem conhecimento avançado de PS, sugiro apps como o UNUM que é excelente, e quebra maior galho até pra gente.

feed-instagram-ariana-grande-triplegram

Mas o trabalho maior vai ser a sua criatividade pra planejar o que postar e quando. Escolher as tonalidades que combinam com o feed, os tipos de foto que devem ir em cada lugar, etc. Mas hoje não vou entrar nesse assunto. A ideia hoje era só entender do que se trata o tal triplegram. (Update: fiz uma série de 5 posts começando por este aqui ensinando a organizar o feed e deixar ele lindão!) 💝💫

Vou começar uma série de 10 posts pra cobrir tudo que envolve feed de Insta, então vamos falar disso com mais calma em breve tá? [ Update: Posts criados! Acesse aqui 🙂 ]

um beijo! Qualquer dúvida me falem nos cometários!

Lu

O que achou? Comente!